Farmácia online: 4 alimentos que contribuem para o controle da tireoide

Farmácia online: 4 alimentos que contribuem para o controle da tireoide

Confira o que deve ser adicionado à sua dieta para contribuir no controle dos hormônios produzidos pela tireoide.

Responsável pela produção dos hormônios T3 e T4, a tireoide é uma glândula que desempenha um papel fundamental no nosso organismo. Por isso, qualquer auxílio além do remédio para tireoide é importante para manter o corpo saudável.

Conforme uma pesquisa realizada pelo periódico Journal of Medical Nutrition and Nutraceuticals, alguns alimentos auxiliam no controle dos índices de hormônios produzidos pela tireoide, em especial os ricos em iodo, selênio, ferro e zinco, proporcionando uma série de efeitos benéficos.

Por isso, listamos abaixo alguns alimentos que contribuem para o controle da tireoide e devem ser adicionados a dieta de quem sofre com a falta ou o excesso de T3 e ou T4, confira:

Sal iodado ou marinho

Um dos principais nutrientes que atuam na produção de hormônios pela tireoide, o iodo não está presente nos alimentos, por isso, o seu consumo deve ser realizado através do sal iodado ou marinho, adicionado no preparo dos alimentos.

É importante ressaltar que o sal em excesso também é prejudicial à saúde de diversas formas, por isso, não se trata de utilizar mais o tempero, mas sim de substituir outras alternativas para salgar por sal iodado ou marinho.

Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é um dos alimentos que apresenta uma série de benefícios relacionados ao seu consumo, incluindo a síntese dos hormônios T3 e T4, na tireoide, devido a produção de enzimas associadas à ingestão do selênio presente no alimento.

A vantagem da castanha-do-pará relacionada a outras fontes de selênio está relacionada a sua abundância, sendo a oleaginosa mais rica no mineral. Com isso, basta adicionar uma ou duas castanhas à sua alimentação diária para contar com os seus benefícios.

Algas marinha e peixes

Conforme mencionado quando comentamos sobre o sal, os alimentos de origem marinha possuem grandes concentrações de iodo, por isso são indicados na dieta de que necessita regular os hormônios produzidos pela tireoide e já utilizar o sal iodado ou marinho.

Caso a restrição alimentar não torne o peixe um atrativo, uma excelente alternativa é incluir as algas marinhas na dieta, como a wakame e spirulina, que podem ser consumidas como saladas, em receitas e até mesmo secas como aperitivo.

Abacate e sementes de chia e linhaça

A adição da sementes de chia e linhaça está cada vez mais popular para quem deseja manter uma alimentação saudável, principalmente devido a serem fontes ricas em ômega 3, no entanto, nem sempre é possível adicionar essas fibras na sua alimentação.

Para essas situações, também há a possibilidade de adicionar o abacate a dieta, outra fonte rica em ômega 3, que atua na produção e regulamentação dos hormônios T3 e T4.

Agora que você conta com algumas dicas sobre alimentos que contribuem para o controle da tireoide, é importante ressaltar que os medicamentos e orientações médicas não devem ser descartadas do tratamento, por isso, confira as ofertas em remédio para hipotireoidismo disponíveis na Drogaria Lecer, uma referência quando se trata de farmácia online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.