Entenda as diferenças entre cosméticos e dermocosméticos

Entenda as diferenças entre cosméticos e dermocosméticos

Os cuidados com a pele são essenciais para quem as quer com uma aparência sempre saudável e viçosa.

Seja por motivos estéticos ou apenas de saúde, sempre existe um produto feito para acelerar ou auxiliar nesses cuidados, agindo de forma mais superficial ou até medicinal em alguns casos.

Esses produtos podem ser chamados de cosméticos ou dermocosméticos, tendo uma diferença bem simples entre ambos, a profundidade de seus efeitos, porém, cada um com suas vantagens e desvantagens.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os cosméticos e dermocosméticos a seguir aqui no blog da Drogaria Lecer.

Dermocosméticos: O que são?

Os dermocosméticos são produtos com efeitos mais profundos e até medicinais devido a utilização de ativos farmacológicos em suas fórmulas.

Basicamente a fórmula de um dermocosmético utiliza de ativos com ação comprovada e que passaram por diversos testes de eficácia para atestar sua funcionalidade, e por isso a ação desse tipo de produto normalmente é mais intensa fazendo com que sejam usados em diversos tipos de tratamentos dermatológicos.

Cosméticos: O que são?

Ao contrário dos dermocosméticos, os cosméticos possuem uma ação muito mais superficial na pele, tendo efeitos apenas corretivos e muitas vezes temporários.

O efeito dos cosméticos é imediato, alcançando mudanças instantâneas na aparência da pele, funcionando como uma máscara para as imperfeições que ainda estarão lá quando o produto for removido.

Apesar de não ter um efeito permanente, os cosméticos ainda são uma das soluções mais práticas e rápidas para agir na melhoria da aparência a pele, e por isso são muito populares.

Quais as diferenças entre os cosméticos e os dermocosméticos?

Basicamente, os dermocosméticos agem tratando a pele de forma gradual para não só mascarar o problema, como eliminá-lo na raiz. Suas fórmulas usam ativos farmacêuticos com eficácia comprovada e não utiliza de ativos que possam causar alergias ou irritações.

Já os cosméticos são produtos de ação imediata feitos para corrigir momentaneamente problemas existentes e amenizar seus efeitos na aparência da pele, não necessitam de comprovação de eficácia, e não possuem ação a longo prazo.

Qual dos dois é o melhor?

Pode parecer que os cosméticos não possuem nenhuma vantagem em comparação com os dermocosméticos, mas não é bem assim.

Na realidade, ambos possuem funções diferentes no nosso skin care, podendo ser usados em conjunto para alcançar resultados melhores.

É importante lembrar que os dermocosméticos são ativos de ação prolongada, cujo resultado normalmente só é visto a longo prazo, e que não são indicados para todas as pessoas. Já os cosméticos podem ser usados diariamente por qualquer pessoa para obter um resultado instantâneo na aparência.

Quais dermocosméticos usar no dia a dia?

Com o investimento de algumas marcas de skin care na categoria, podemos dizer que um dos novos intitulados dermocosméticos mais importantes para a nossa rotina é o protetor solar. Com versões para uso diário, inclusive na área do rosto, os produtos com fator de proteção solar também podem combinar ações hidratantes e até corretivas.

As máscaras hidratantes com fatores de regeneração também são muito indicadas para o uso, principalmente antes da aplicação de cosméticos comuns. Elas ajudam a repor nutrientes necessários para a saúde da pele.

Os balm labiais também são produtos bastante úteis para o dia a dia, nutrindo e restaurando a barreira da pele evitando os efeitos desagradáveis de lábios ressecados.

Compre seus dermocosméticos online

Visite o site da Drogaria Lecer para conferir nossa categoria de dermocosméticos e começar agora sua rotina de skin care!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.