Saiba a diferença entre medicamentos genéricos e originais

Saiba a diferença entre medicamentos genéricos e originais

Com certeza você já passou por uma situação como essa: você chega no balcão de uma farmácia, com a receita do seu médico e pedindo um medicamento original, mas com isso, o farmacêutico lhe oferece um genérico. Em dúvida, você não sabe qual escolher e assim, fica até com um leve preconceito ante a ele. Mas saiba que nenhuma dessas opções irá afetar o seu tratamento. Isso porque tanto os medicamentos genéricos quanto os originais contam com os mesmos efeitos em nosso organismo e com isso, podem ser adquiridos com uma única receita. A única coisa que vai ser afetada será o seu bolso, pois o preço, sim, conta com variação.

Mas saiba que até existe uma batalha entre esses tipos de remédio. E até agora, os medicamentos originais continuam contando com uma maior credibilidade. Mas saiba, que no entanto, para falar em efeitos práticos, todas as classes e droga contam com os mesmos princípios ativos e ainda podem muito bem ser usadas por qualquer pessoa, sem que ela tenha prejuízo ao tratamento, isso segundo a Anvisa e o Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Medicamento original

Também conhecido como medicamento de referência, o medicamento original conta com mais credibilidade, isso porque além de ser o original, ele é inovador, ou seja, ele chegou ao mercado após milhões de dólares em pesquisa, além de uma bateria de estudos que comprovam seus efeitos e também sua segurança junto às agências que regulam a saúde. E é exatamente por causa desses recursos que foram investidos por um preço, normalmente, mais alto.

Para que os esforços de trazer um medicamento novo ao mercado sejam recompensados, a Anvisa dá à empresa o direito de explorá-lo de maneira comercial com uma exclusividade por 20 anos, isso começa a ser contado depois do registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Durante todo esse tempo, apenas a farmacêutica lucra com o produto, mas ela também não pode fazer o que bem entender, isso porque a Comissão Interministerial de Preços, que é um órgão que junta membros de diversos ministérios, tem o poder de regular o valor do medicamento, isso para que ele não seja abusivo aos consumidores brasileiros.

Medicamentos genéricos

Por via de regra, os medicamentos genéricos, após os 20 anos, podem começar a surgir. Isso porque a patente daquele medicamento específico foi quebrada, e sua fórmula, que era guardada, passou a ser pública. Desse modo, outras indústrias podem começar a fabricá-lo e com isso, depois de submeter uma cópia à aprovação da Anvisa, estão prontas para vendê-lo. Assim, recebe o seu nome: genérico.

Esse tipo de medicamento surgiu há algumas décadas em outros países, surgiu com o objetivo principal de fazer com que os medicamentos se tornassem mais acessíveis, depois do fim do direito da patente. Com isso, mais pessoas podem contar com bons tratamentos.

Aqui na Drogaria Lecer, sua drogaria online, você conta com os melhores remédios genéricos do mercado. Confira aqui nossas ofertas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.