Dicas para controlar os triglicerídeos: conheça os melhores remédios

Dicas para controlar os triglicerídeos: conheça os melhores remédios

Você sabia que a alimentação inadequada e um estilo de vida sedentário podem aumentar os níveis de triglicerídeos no sangue? Essa gordura é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas em excesso pode prejudicar a saúde.

Por isso, é importante manter um estilo de vida saudável e, em caso de necessidade, usar remédios para triglicérides.

Remédio para triglicérides alto: quando é necessário?

O médico pode receitar um remédio para triglicérides alto quando os níveis estão acima de 150 mg/dl. Nesse caso, é fundamental seguir as orientações médicas à risca e manter hábitos alimentares e de exercícios equilibrados.

Tipos de remédios para baixar triglicerídeos

Existem diversos tipos de remédios para baixar triglicerídeos, que variam de acordo com o objetivo e as necessidades de cada paciente. Confira alguns dos mais comuns:

1. Estatinas

As estatinas são remédios indicados principalmente para combater o colesterol alto, mas também podem auxiliar na redução dos triglicerídeos. Eles agem diminuindo a produção do colesterol pelo fígado, além de facilitar a eliminação dos depósitos de gordura nos vasos sanguíneos.

Esse tipo de remédio só deve ser consumido com orientação médica e não é recomendado para gestantes ou pacientes com histórico de problemas hepáticos.

2. Fibratos

Os fibratos são medicamentos que agem diminuindo a síntese hepática de triglicerídeos e aumentando a atividade da enzima lipase, responsável pela quebra dos triglicerídeos nas células de gordura. Eles também podem ter efeitos benéficos no HDL colesterol, que é conhecido como o “bom colesterol”. Esse remédio é contraindicado para pessoas com problemas renais, da vesícula biliar ou do fígado.

3. Ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes como salmão e sardinha, podem ser consumidos como suplemento ou na alimentação para auxiliar na redução dos triglicerídeos. Eles ajudam a diminuir a produção de gorduras pelo fígado e também têm ação anti-inflamatória. Procure sempre por produtos de porcentagem alta de ômega-3, e evite excessos, mesmo quando naturais.

4. Niacina

A niacina, conhecida também como vitamina B3, é uma solução natural para reduzir os triglicerídeos. Ela age diminuindo a produção hepática de gorduras e aumentando a lipase. Esse medicamento pode causar rubor, coceira e desconforto gastrointestinal, portanto, consulte um médico antes de consumir.

Remédio para triglicérides alto: dicas para escolher

Antes de escolher o melhor remédio para triglicérides, é importante considerar alguns aspectos. Confira:

1. Avalie os efeitos colaterais

Como já mencionado, alguns medicamentos podem apresentar efeitos colaterais indesejados. Por isso, é importante discutir com um especialista as opções e verificar a contraindicação para diferentes tipos de pacientes.

2. Verifique o histórico médico

Alguns remédios podem agravar condições de saúde já presentes. Sendo assim, é importante avaliar o histórico médico para evitar desconfortos ou riscos para a saúde.

3. Tenha uma alimentação saudável

Além dos remédios para baixar triglicerídeos, é importante estabelecer hábitos alimentares saudáveis para que os níveis de gordura não aumentem novamente.

Evite alimentos ricos em açúcar e carboidratos simples, além de acrescentar na sua alimentação os alimentos que podem auxiliar nesse processo, como peixes e oleaginosas. Somado a isto, beba, sempre que possível, pelo menos 2 litros de água por dia..

Ao escolher o melhor remédio para baixar triglicerídeos, é fundamental seguir as orientações médicas e manter hábitos saudáveis.

Adotar um estilo de vida equilibrado e ter uma alimentação adequada é um passo importante para evitar o aumento dos níveis de gordura no sangue. Conheça as opções de remédios para triglicérides alto e escolha a melhor para o seu caso. 

Você já sabe qual o melhor remédio para baixar triglicerídeos?

Não deixe de consultar um médico especialista para obter mais informações e iniciar o tratamento adequado. Visite agora mesmo o site da Drogaria Lecer e confira nossas opções de medicamentos para baixar triglicerídeos. Cuide da sua saúde e viva com mais qualidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.