A importância de usar protetor solar em todas as épocas do ano
Quando o verão chega logo pensamos no sol, na praia e em todas as atividades que podemos fazer ao ar livre com nossa família e amigos.
Mas apesar de ser uma época bastante propícia para passeios e atividades de verão, a estação mais quente do ano também vem com alguns perigos para a nossa saúde que não devem ser ignorados.
A exposição ao sol pode ser bastante prejudicial à nossa pele se não tomarmos os cuidados necessários, fazendo do protetor solar nosso melhor amigo não só nos dias ensolarados, mas em todas as épocas do ano.
A ação do sol na pele
Mesmo quando aparece timidamente entre as nuvens, a luz do sol ainda incide com grande intensidade sob nós, e ter contato com essa luz é de extrema importância para a produção de vitamina D em nosso organismo. No entanto, a exposição excessiva também pode ter seus pontos negativos.
A luz do sol é composta por espectros de raios, dentre eles estão os raios UV que em contato com nossa pele gera reações de radicais livres em nossas células.
A exposição excessiva a esses raios estimula a produção de vitamina D, mas também pode causar queimaduras e danos ao DNA, assim como contribuir com o envelhecimento precoce.
O que a exposição ao sol pode causar na pele
Dentre as doenças causadas pelo excesso de exposição solar podemos citar:
- Câncer de pele;
- Melasma;
- Queimaduras e descamação;
- Fitofotodermatose (manchas na pele);
- Queratose actínica (feridas que não ciclatrizam)
- Envelhecimento precoce da pele;
- Desidratação.
Por isso, a recomendação de utilizar sempre o protetor solar corporal e facial, e não se engane, apesar do sol ser mais forte nos meses do verão, a incidência de raios UV ainda está presente nas estações mais frias e pode ser tão prejudicial quanto o sol de verão.
Como age o protetor solar
O protetor solar age como uma ação preventiva, criando uma camada protetora que pode tanto impedir a penetração dos raios solares na pele, quanto criar barreiras refletivas para que esses raios sequer entrem em contato com a pele.
Como o protetor solar pode me ajudar a evitar doenças de pele
Sua ação protetora ajuda a evitar as ações nocivas dos raios solares na pele de forma preventiva, o que quer dizer que você deve usar o protetor solar sempre antes de se expor ao sol, e que ele não funciona como uma medida corretiva aos danos já causados à pele.
Usar protetor solar mesmo nos dias nublados ou estações mais amenas pode ajudar à:
- Evitar queimaduras;
- Evitar manchas na pele;
- Evitar os efeitos envelhecedores do sol;
- Preservar a hidratação da pele;
- Evita o câncer de pele;
- Preserva a aparência viçosa e bonita de uma pele bem cuidada;
- Evita rugas causadas pelo sol.
O que é o FPS dos protetores solares?
O fator de proteção solar (FPS), é o que determina a intensidade e eficácia do protetor solar. Esse fator de proteção está presente em maior ou menor valor em todos os tipos de protetor solar, seja um creme protetor solar, um gel protetor, um spray protetor, etc.
A ideia é bem simples, quanto maior a intensidade dos raios solares aos quais você ficará exposto, maior deve ser o FPS escolhido, sendo o FPS 50+ o recomendado para o clima Brasileiro.
O FPS escolhido pode ser menor para dias mais amenos ou chuvosos, assim como o FPS para protetores usados na área do rosto geralmente atinge valores ainda maiores que os corporais devido a sensibilidade da região.
Compre seu protetor solar na Drogaria Lecer
Venha conhecer a Drogaria Lecer e confira todas as ofertas de protetor solar para curtir seus dias ensolarados com maior segurança e conforto!