Quais as diferenças entre medicamentos genéricos e similares?

Quais as diferenças entre medicamentos genéricos e similares?

Os remédios representam uma fatia ampla nos gastos individuais mensais, por isso soluções eficientes são pensadas para viabilizar a compra. Entre as facilidades está a escolha entre fármacos similares e genéricos, que custam muito menos que os originais, chamados de referência, de grandes laboratórios.

Uma matéria do site G1 mostra que 30% da renda das famílias é destinada a despesas com medicamentos, um fator que eleva o consumo do genérico, “o gasto total das famílias brasileiras com medicamentos chegou a mais de R$ 103 bilhões, o que representa 30% das despesas com saúde das famílias brasileiras”, apontou o G1 em sua reportagem.

O ponto ́principal é entender que os primeiros remédios produzidos, após os estudos e testes, ganham o nome de referência, com eles prontos são feitas outras soluções e a fabricação de fármacos mais acessíveis ou com efeito semelhante. Eles são inovações no mercado e carregam consigo toda a aprovação da ANVISA e esforço de seu time de colaboradores, além de todo o investimento aplicado.

Diante de três opções para adquirir, as pessoas têm dúvidas sobre a diferença, composição e efeitos dos remédios, elucide essas questões abaixo:

Características dos medicamentos genéricos

Os remédios genéricos também demandam a aprovação da ANVISA e precisam de uma composição idêntica à referência para que passem no teste. Os genéricos são mais acessíveis devido a eliminação do valor investido em pesquisa, colaboradores e outros trâmites laboratoriais. 

Todos eles são identificados com uma tarja amarela que conta com a letra G, além do nome do princípio ativo. O famoso Dorflex para dores musculares possui o 

nome Citrato De Orfenadrina + Dipirona Sodica + Cafeina Anidra na versão genérica.

A maior dúvida do consumidor está no efeito do genérico, pois diversas fake news circulam sobre serem produzidos com “farinha” ao invés dos componentes originais e causarem efeitos negativos à saúde, mas José Temporão desmente.

“Qualquer médico que não prescreve genéricos é ou ignorante ou extremamente influenciado por propagandas”, garante José Gomes Temporão, médico e ex-ministro da Saúde, ao site da UOL.

Características dos remédios similares

Os remédios similares são aqueles que contam com formulação distinta ou idêntica, mas fazem o mesmo efeito da referência. Eles contam com nomes próprios e precisam passar por uma rígida análise antes de entrarem para a lista de similares intercambiáveis ou equivalentes. Eles têm laboratório, embalagem, tipo de comprimido e rótulo distinto do referencial, mas na receita sempre consta que pode ocorrer a substituição. Um exemplo básico e muito adquirido é a Novalgina, que se encontra como referência, enquanto o Anador é o seu similar.

A conclusão é que a maior diferença entre os similares e genéricos está no valor de compra, sendo os genéricos a opção mais acessível na atualidade. Seja qual for a escolha, dê sempre preferência para bons laboratórios.

Medicamentos genéricos, similares e referências estão sempre em promoção na Drogaria Lecer, uma farmácia com mais de 12 anos de atuação. São 7 lojas físicas e uma farmácia online repleta de opções que cabem no bolso e não pesam no orçamento do mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.